Na era tecnológica, uma nova profissão que está sendo muito reconhecida e cada vez mais prestigiada é a afiliação. Muito se fala, nos dias de hoje, desse relativamente novo profissional do marketing, mas ocorre que nem todos sabem certamente o que é ou qual a definição que mais encaixa com o perfil do trabalho dele. Mas finalmente, o que é um afiliado e qual o trabalho que ele faz?

Definindo o afiliado

Como todos sabemos, vivemos na época conhecida como “era digital”. Até as empresas mais tradicionais tiveram que se adaptar às novas exigências do mercado pois, claramente, sobrevive quem consegue se adaptar às mudanças do entorno. Nesse processo de sobrevivência, as empresas, primeiramente, levaram os seus produtos e serviços para a Internet. O que significou o primeiro grande passo para a transformação praticamente obrigatória. Quer dizer, ninguém foi obrigado a fazer essas alterações e até mudanças de foco, mas aquele que pretendia continuar com vida no mundo dos negócios, necessariamente, teve que se adaptar.

Nessa enorme sacola de alterações e de novas funções, com o decorrer dos anos, apareceu esse novo e misterioso personagem chamado de “afiliado”. Um afiliado é uma pessoa que, recebendo uma comissão em troco, escolhe divulgar na mídia o produto ou serviço que tiver uma marca determinada. Isto é, uma pessoa que trabalha indicando produtos e recebe o devido pagamento, em forma de comissões, por isso. Mas há uma curiosidade a respeito desta “nova” profissão. Quer saber qual é? Vamos ver!

Uma nova profissão… ou nem tanto

Você lembrará que anteriormente explicamos que a afiliação é uma área relativamente nova, porém, agora se deparou com esse título que o deixou curioso. Você estará se perguntando: mas se é uma profissão surgida com a evolução da Internet, como pode ser que não seja tão nova? Pois bem, é assim mesmo. E talvez seja até mais antiga do que pensamos.

Vamos fazer uma pequena análise mental da definição que citamos de afiliado. Para ocorrer uma afiliação é necessário, no mínimo, uma pessoa. E essa pessoa deve se dedicar a divulgar ou vender um produto pertencente a outra. Está percebendo? Esse trabalho é feito faz muito tempo por pessoas próximas a todos nós, claro que com algumas diferenças. Ainda precisa de mais alguma pista ou já adivinhou?

Correto! Aquela vizinha, amiga da sua mãe, que sempre chegava na sua casa com uma revistinha cheia de produtos, por incrível que pareça, estava cumprindo a função de afiliado. Não acredita? Volte àquela definição básica: uma pessoa oferecendo produtos que pertencem a alguma marca. Não era isso o que aquela vizinha fazia? Exatamente.

Rentabilizando um velho costume

Temos certeza de que todos nós, em algum momento das nossas vidas, indicamos alguma coisa para alguém. Pensemos juntos. Quantas vezes falamos para alguém experimentar alguma comida, assistir a um filme ou visitar algum mercado? Provavelmente muitas. Mas vamos tentar lembrar quantas vezes ganhamos algo em troco por isso, principalmente, dinheiro. Verdade que nunca?

Pois bem, pense agora em um trabalho que você faça exatamente isso, ou seja, dar dicas de produtos e marcas a pessoas, bem como se fosse de um amigo para outro. E com o valor extra de receber comissões por isso! Algo que faz parte da nossa rotina diária, quase sem pensá-lo, passa a ser um meio de vida. É a rentabilização de um velho costume.

Se a isso você acrescenta ainda o fato de indicar soluções para os problemas das pessoas, as chances do seu empreendimento ir para a frente aumentam significativamente. O tempo todo, as pessoas fazem buscas na Internet para problemas que surgem, dúvidas que aparecem ou sugestões para diferentes atividades. Então, por meio de técnicas de análise web, é possível saber quais as buscas mais recentes e repetidas. E aí você estará oferecendo uma resposta exatamente para isso que as pessoas precisam.

O que divulga um afiliado

Da mesma maneira que aquela primitiva função da amiga da sua mãe mudou, também houve outras mudanças que vieram junto. A quantidade de produtos e serviços que hoje é possível divulgar por meio de uma pessoa afiliada é enorme. Podemos dizer que tão abundante quanto a quantidade de negócios possíveis, pois não existem limites de marcas nem produtos para oferecer, a não ser no caso dele mesmo assinar um acordo de exclusividade. E, ainda, ele poderá divulgar muitas marcas e produtos de diferentes tipos, ao mesmo tempo.

Mesmo que os afiliados possam divulgar os produtos que quiserem, uma boa dica é que os eles considerem a possibilidade de se desenvolver em alguma área que conheçam ou, no mínimo, que seja do seu gosto. Pois isso faz com que as pessoas sejam bem mais criativas, na hora de planejar uma estratégia de promoção para potenciais clientes.

Uma característica imprescindível que devem ter os afiliados é a dedicação, pois o trabalho deles é muito importante e pode ser muito positivo para a marca divulgada. Além de promover os produtos que a marca tem para oferecer, o trabalho do afiliado não fica somente nisso, pois tem, no mínimo, mais duas consequências relevantes para a marca. Vamos ver quais são.

Como o trabalho do afiliado impacta na marca

A primeira consequência direta da função do afiliado é o aumento do tráfego do site divulgado. Pois, quando o afiliado recomenda uma determinada marca ou produto, o que faz é direcionar o tráfego que recebe ao site para o qual trabalha. Desse modo, ao aumentar o tráfego, há mais chances de aumentarem as visitas, as curtidas, as indicações e até a adesão ao site e seus oferecimentos.

E a segunda consequência vem dependendo da primeira. Se o site do afiliado é bom, será de muita ajuda para melhorar o posicionamento SEO do site divulgado.Quer dizer que é um círculo, portanto, o sucesso e boa estratégia de um, necessariamente, terminará ajudando o outro.

E aí, ficou mais claro o que é um afiliado? Faça parte do nosso programa de afiliados, conheça o nosso principal produto, Betmotion, e fique por dentro de todas as novidades dele.