Se você trabalha como afiliado, com certeza, há uma coisa que você já sabe e é essencial para divulgação de qualquer produto, é preciso dar importância às imagens. Que tipo de imagens usar, como e quando, são só algumas das perguntas que podem surgir, na hora de decidir a parte visual de um site, canal ou descrição de um produto. Por isso, hoje queremos compartilhar com você o que é Marketing visual e qual a importância das imagens.

O que é Marketing visual?

O Marketing visual é apenas uma das pequenas partes que fazem parte do Marketing em geral. Mesmo que o Marketing visual pode ser aplicado em diversas áreas, hoje nós vamos focar na área digital. O que faz esta disciplina é planejar estrategicamente qual a mensagem que queremos comunicar com as imagens, as cores, os tipos de desenho, a disposição das imagens e as técnicas aplicadas a elas para cumprir o objetivo.

Qual a importância das imagens?

Não há dúvidas de que as imagens são tão importantes quanto a mensagem principal que queremos comunicar. Tanto que, às vezes, a própria imagem é o próprio conteúdo a ser transmitido. Pois não há necessidade de se ter um texto explícito, para entender o texto que as imagens transmitem implicitamente.

Como vimos em outras publicações, os consumidores da atualidade têm determinadas características, pois com a chegada da Internet foi se formando um novo perfil de clientes. Com certeza, uma das características mais relevantes é que eles não têm tempo a perder nem vontade de passar horas e horas lendo extensas informações e descrições de marcas e produtos. Isso determina por completo o valor da parte visual, pois temos que procurar informar, o máximo possível, com as gráficas.

O que implica Marketing visual?

É importante que entendamos que, ao falar de Marketing visual, não estamos nos referindo unicamente a imagens de um modo superficial. Pois uma imagem não é só um simples desenho, elaborado de qualquer jeito, sem planificação e sem saber o resultado que se busca. Quando planificamos uma imagem, há muitos aspectos que devem ser considerados, pois não devemos buscar unicamente uma imagem só para encher o espaço, mas sim com valor funcional.

Então, se olharmos para a estética, entenderemos que tudo deve se complementar de forma harmônica, mantendo uma certa linha de coerência. Geralmente, temos que colocar mais ou menos o mesmo tipo de imagens, em concordância com o estilo do site ou canal. Até mesmo temos que pensar em imagens, quando pensarmos em Marketing de Conteúdo. Pois, afinal, o foco do conteúdo é engajar o público e o que pode servir mais para isso do que uma boa e coerente dose de imagens? Isto significa que já não devemos pensar no texto só como texto propriamente dito, mas em companhia de imagens.

Qual a verdadeira relevância de uma imagem?

Como acabamos de mencionar, uma imagem deve transmitir uma mensagem, mas essa é só uma parte de sua função. Uma imagem tem que ir além da transmissão de uma comunicação objetiva. Claro que, ao visualizar o desenho, temos que interpretar de forma concisa o que ela está querendo informar. Mas também o seu outro grande papel é aquele de levar a pessoa além do superficial, fazer com que ela pense, reflita, associe ideias e, principalmente, que ela consiga se convencer do que o conteúdo apresenta. Se tomarmos isso em consideração, entenderemos que a imagem joga uma função muito relevante, na hora de chegar às pessoas para que fiquem cientes do que temos para oferecer e a qualidade.

Mesmo inconscientemente, as imagens sempre estão exercendo influência nos consumidores, pois tem um poder sobre as pessoas que complementa o poder das palavras. Sem dúvidas, as palavras tem muito, mas muito, poder, já que a linguagem consegue tudo o que ela se propõe, sempre que for utilizada adequadamente, pensada para isso. Mas não podemos negar que as pessoas, cada vez mais, buscam mensagens concisas, com a menor quantidade de palavras possível. E é isso que resulta na eficiência da utilização de imagens.

Se você ainda precisa se convencer da relevância das imagens, veja este dado: de acordo com estudos feitos, quando ouvimos uma mensagem, depois só lembramos 10% dela. Mas se vemos essa informação em alguma foto ou imagem com desenhos, conseguiremos lembrar até 65% daquilo que tenha sido comunicado. O que significa que a visão é muito mais eficiente para reter informações. Você consegue entender o alcance desse dado? Isso significa que não podemos colocar imagens por colocar, temos que dedicar tempo e planejamento para escolher cuidadosamente cada detalhe estético.

Por que prestar tanta atenção para o Marketing visual?

Já vimos várias informações demonstrando que a parte visual tem que ser uma prioridade, para qualquer negócio. Imagine ainda que a imagem propriamente dita do seu site, blog, canal ou produto é, além disso, um reflexo da sua imagem como marca. Todo o valor que já aprendemos da imagem aumenta mais um pouco, pois já não somente remete ao mero produto, mas também à opinião que os clientes tenham do seu empreendimento e até de você mesmo.

Agora que você sabe o que é Marketing visual, dedique tempo para definir qual a imagem que caracterizará o seu negócio. Pense nas cores que representem a sua marca. Escolha um tipo de imagens e mantenha-o no tempo. Produza imagens tanto ou mais cuidadas do que o conteúdo verbal, para o que será indispensável fazer um trabalho de desenho profissional.

SE VOCÊ AINDA NÃO TRABALHA CONOSCO, NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE. CADASTRE-SE AQUI!