Como todos sabemos, o Instagram é provavelmente a rede social mais forte para o trabalho dos afiliados. E isso não é por acaso, é porque o Instagram está sendo o canal mais utilizado pelas pessoas, principalmente pelo público brasileiro. E, como o objetivo de um bom afiliado deve ser estar presente onde as pessoas ficam por mais tempo, a fim de chegar até elas, então você terá que ficar por dentro de todas as novidades e atualizações dessa rede social. Sendo assim, hoje trazemos uma matéria bem interessante, dentro da temática do Instagram, para você aproveitar todas as vantagens possíveis. Você está fazendo lives no Instagram? Não? Então, venha conosco! Vamos descobrir como fazer lives no Instagram.

O que são as lives do Instagram?

Não há muito mistério entorno das lives do Instagram. Na verdade, elas nada mais são do que transmissões ao vivo, por meio dessa rede social, que podem ser assistidas em tempo real ou depois, caso o usuário as salvem.

Quando e como surgiram as lives do Instagram?

Primeiramente, o Instagram deu a possibilidade a seus usuários de fazer os tão conhecidos stories. Essa ferramenta permitia unicamente a publicação de fotos ou vídeos que, 24 horas depois de postados, desapareciam – o que foi um grande sucesso para a marca.

Considerando como essa opção foi tão bem recebida, o Instagram pensou em melhorar ainda mais as alternativas para seus usuários. Foi assim que, pouco tempo depois, surgiu o Instagram Live.

Como funciona o Instagram Live?

Como uma evolução da ferramenta stories, todos os usuários do Instagram conseguem fazer transmissões ao vivo por meio da rede social. Para isso, eles só têm que usar a mesma função primária para histórias, mas escolhendo a opção AO VIVO, no ícone da câmera do aplicativo.

Um dado interessante – e certamente diferenciado – da live é que os seus seguidores só poderão assisti-la no momento que você der início à filmagem. Por isso, é bem normal você começar uma live com bem poucos usuários online. À medida que a transmissão for avançando, mais pessoas se unirão e ela ganhará mais destaque, recebendo comentários, perguntas e likes.

Uma das novidades que, sem dúvida, mais convenceu os usuários foi o fato de que quem estiver fazendo a transmissão consegue interagir com as pessoas que estejam seguindo a publicação.

Passo a passo para fazer uma live no Instagram

Fazer uma live no Instagram é muito simples, mas, para que você tenha todas as informações antes mesmo de começar, deixamos aqui um passo a passo:

1- Toque no ícone da câmera.

2- Escolha a opção “AO VIVO”.

3- Para começar, clique em “iniciar vídeo ao vivo”. Depois que o Instagram verificar a conexão à Internet, a Live terá início. A partir disso, a transmissão ficará disponível para seus seguidores, que receberão uma notificação do próprio Instagram.

4- Faça sua transmissão com uma duração máxima de até uma hora.

5- Visualize quantas pessoas estão assistindo a sua live, leia os comentários e interaja com o seu público.

6- No momento que quiser finalizar a live, basta clicar em “encerrar”. Só após a finalização, se você quiser, poderá baixar o conteúdo.

Dicas: o que considerar para uma live no Instagram?

Tendo experiência ou não com essa ferramenta, sempre é bom receber algumas dicas ou dados que podem servir na hora de fazer uma live. Vamos conferir algumas?

1- Convide amigos ou, no caso, pessoas influentes na sua área de negócio para participar da live junto com você.

2- Se quiser notificar alguma pessoa específica, além da própria notificação do Instagram, pode fazê-lo via Direct, no ícone da seta ao lado da caixa de comentários, onde poderá escolher para quem mandar.

3- Aproveite para influenciar seus seguidores, pois o tom de informalidade das lives do Instagram tem maior capacidade de engajar as pessoas.

4- Por mais que as principais características da transmissão sejam a informalidade e a improvisação, pense em um roteiro antes de começar. É bom para evitar sair da linha temática ou do objetivo, perdendo tempo em coisas pouco relevantes para você.

5- Anuncie a transmissão que vai fazer com alguns dias de antecedência. Assim, os seus seguidores ficarão atentos e poderão acompanhá-la.

6- Considere o lugar onde for fazer a live. Dê preferência a ambientes tranquilos e bem iluminados.

7- Tenha vontade e boa disposição para responder as perguntas do público.

O que você está achando? Já faz lives no seu Instagram para que os seus seguidores se identifiquem ainda mais com a marca que você divulga? Agora que você sabe como fazer lives no Instagram, tire o máximo de proveito desta rede social repleta de oportunidades de negócios!

SE VOCÊ AINDA NÃO É NOSSO AFILIADO, CADASTRE-SE AQUI.